domingo, 19 de abril de 2009

O PODER DA TECNOLOGIA X ESCOLA

Concordo, em partes, com o apoio que aulas usando a informática podem se tornar mais atrativas. Como professora de matemática, me vejo vislumbrada com a hipótese de poder oferecer aos alunos aulas de construcão de gráficos, envolvendo funcões de 1º e de 2º grau ou aulas sobre estatística apresentando gáficos coloridos, bem desenhados, com nitidez, características que antes, com com o popular xeróx, eram impossíveis de oferecer. Atuando em outras áreas, como física e artes, a possibilidade de pesquisa na internet por aulas instrumentais e a busca por novidades a respeito de novas técnicas para o desenvolvimento de aulas artísticas tornou-se muito mais completa e simples. No entanto, dentre meio tantos atrativos beneficientes ao professor e aluno, nos confrontamos com alunos que vêem nesta tecnologia a possibilidade de reduzir a resolucão de suas tarefas escolares com a tal moda do “CTRL+C e CTRL+V” ( cola e copia ). Tirando textos prontos da internet para oferecer como trabalhos aos seus professores. Sem contar que, nem se dão ao trabalho de uma análise mais profunda do que estão pesquisando, deixando assim de desenvolver o senso crítico, habilidade que também deve ser construida pelo aluno na idade escolar. Além disso, disponibilizar ao aluno um computador que dá acesso a internet, ás vezes torna difícil para o professor convencer este do que realmente é importante e útil dentro de tudo que esta rede pode nos oferecer. Para nós professores, estes são ,com certeza, desafios a serem vencidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário